O primeiro dia foi da amora. A Ísis desceu foi até o quintal para pegar as amoras no pé.
Depois de colher as amoras foi a hora de analisá-las, conversamos sobre a cor, a textura e o sabor delas, logo após foi a hora de degustar nossas frutinhas.
O papai auxiliou fazendo o desenho das amoras que a Ísis coloriu com as cores correspondente a realidade.
Nesse dia, usamos a música Fruta é bom demais, nós vimos três vezes o vídeo, por interesse da Ísis, depois da primeira vez, ela dançou a música.
O segundo dia estudamos as uvas. Usamos vários pratos com quantidades diferentes de uvas de 1 até 5, temos estudado esses números. A atividade consistia em a minha pequena contar as frutas e colocar o cartão com o número certo.
Ela acertou todos de menos o 4, nele ela sempre agarra.
Depois da atividade ela comeu as uvinhas! Ela adora uvas!
O terceiro dia trabalhamos a pêra, depois de comer a fruta, ela fez a atividade. Primeiro perguntei a ela a cor da pêra, ela disse que era amarela, depois fez o desenho que
consistia em colar papeis amarelos na pêra e colorir o cabinho de verde.
Quando ela terminou passamos para o Jogo das sombras, nesse dia estava sem máquina por isso não tenho fotos. Como ela é muito pequena fizemos assim, coloquei as cartinhas com as frutas no chão, para cima e fui entregando as sombras e pedia a ela que encontrasse a fruta que estava na sombra. A cenoura não são frutas, mas estava no cartão, então usamos ela também.Mais uma vez subestimei minha pequena, para minha surpresa ela acertou todos
O quarto dia foi muito gostoso, dia de morangos, a Ísis adora! Depois de comer os deliciosos morangos, conversamos sobre as frutas e ela me respondeu que os morangos eram vermelhos e azedinhos!
Depois vimos o vídeo da música Rock das frutas, que é muito legal!! É um dos vídeos musicais favoritos dela.
Nesse dia nós pintamos o morango com tinta usando uma esponjinha.
No dia da uva, nós não tivemos tempo de realizar a atividade, pois o pai dela tinha pouco tempo para ficar em casa e queria brincar com ela um pouco, então resolvemos deixar a atividade para outro dia. Então fizemos no quinto dia a folhinha das uvas, a minha pequena tinha que enrolar o papel crepom, passar cola no desenho base e depois colar as bolinhas no espaço certo para formar um cacho de uva. Achei que ela precisaria de ajuda, mas ela conseguiu fazer tudo sozinha!
No sexto dia, foi o dia da Banana, a Ísis sempre comeu muito dessa frutinha, mas andava meio emburrada com elas. O estudo das bananas foi essencial para voltar com o apetite!
Começamos vendo o vídeo Ana e as frutas - banana e foi ai que demos a fruta para minha pequena saborear. Depois de ouvir a música várias vezes, nós fomos fazer a atividade, que consistia em fazer o traço da banana e depois colorir. A parte do traçado ela teve dificuldade, pois está acostumada com retas, agora que estamos começando o trabalho com curvas, por isso foi preciso ajudá-la.
Minha proposta inicial, era trabalhar muito mais frutas, mas devido a correria que outubro foi, não consegui realizar as atividades todos os dias. Para mim, confesso que foi o mês que me senti pior mãe, foi muito pouco o tempo que consegui dedicar à minha pequena e isso me faz muito mal.
Mas as atividades realizadas foram muito legais, ajudaram no desenvolvimento dela e mais importante, curtimos esses momentos juntas!!
As frutas são essenciais na alimentação de uma criança, aqui sempre oferecemos muitas frutas para ela, que diga-se de passagem adora, mas o projeto fez com que esse momento da frutinha tivesse um sabor especial, não a nada que a Ísis goste mais do que a "ecola" dela, fazer os "devers" da escolinha! Juntamos duas coisas que ela gosta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário