O primeiro ponto é um espaço reservado para as atividades. Lógico que o aprendizado não se limita a esse local, toda a casa é passível de grandes ensinamentos. Mas é necessário um local com uma mesa, organizado para o estudo mais sistemático. Isso é primordial.
Depois uma rotina, a criança precisa de uma rotina, é importante para seu crescimento saber o que vem depois do que ela está fazendo.
"A previsibilidade gera um imenso conforto para a criança, pois possibilita a sensação de certeza e a sensação de domínio sobre a vida e o mundo, que é muito importante para o desenvolvimento da personalidade, especialmente no que diz respeito à auto-estima e auto-confiança." Gabriel Salomão
Confesso que nossa rotina ainda está em fase de adaptação, mas já começamos a nos organizar. Até semana passada, eu tinha um compromisso que me ocupava a manhã inteira, mas agora sem essa obrigação, percebi que o melhor horário para as atividades da Ísis é de manhã.
Ela acorda, toma o café, escova os dentes, troca de roupa e tem uns minutos para brincar. Por volta das 9:30 h, começamos os "estudos".
Por enquanto limito essa hora oficial de aprendizagem a meia hora só, afinal ela tem dois anos. Com o crescimento dela o tempo de estudo vai ser aumentado, até que se iguale ao horário escolar.
Nesse período ela faz atividades de coordenação motora, como montar quebra-cabeças, traçar linhas, aprende os números e os relaciona com quantidade, as cores e formas. Cantamos, lemos histórias e fazemos atividades sensoriais.
Após esse tempo, minha pequena fica livre para brincar. Logo depois almoça e ai é hora da soneca.
A parte da tarde tem menos organização, é mais livre para brincar dentro de casa ou na casinha dela e lá pelas 16 h o parquinho é liberado, porque o sol já quase não pega mais lá.
A noite ela fica na casa da avó, para eu e o pai dela trabalharmos.
Antes de dormir lemos mais uma historinha.
Brincar com ela, sentar junto para vê um desenho são coisas comuns aqui em casa, mas a Ísis tem seu tempo de brincar sozinha, ou com as primas.
Em termo de estrutura para a educação domiciliar, procuro me inteirar todos os dias, buscar apoio nos grupos montessorianos e de homeschooling. Além da faculdade de Pedagogia que estou cursando. Como material, comprei uma coleção de livros pedagógicos, a Algodão Doce, as referências da autora são boas. Mas apesar desse norte, pretendo manter a orientação montessoriana em alguns sentidos.
Para quem quer praticar a educação domiciliar é necessário planejamento das aulas, avaliações baseadas na observação, para ver se está dando certo, o nível de interesse da criança, o que precisa melhorar. Ter uma especie de diário e caderno de planejamento. Organizar os objetivos e acima de tudo, muito amor!!
O equilíbrio e respeito ao tempo e desenvolvimento da criança é de suma importância.
Ser mãe, pai e educador é aprender a observar os pequenos com os olhos deles, para compreender o mundo da infância!!
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