Mamãe e Ísis

Mamãe e Ísis

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Obra de Arte na Parede - Adesivos

  O Rogério sempre inventa uma moda nova pra Ísis, da ultima vez, ele trouxe uma cartela de adesivos em neon para colar no teto do quarto dela. Mas os adesivos não tinham muita qualidade e acabamos não colando. Ontem a Ísis achou a cartela perdida no armário e ai eu tive uma ideia para aproveitar.
  Fomos brincar!! No "escritório" dala tem algumas paredes pintadas de vermelho e sem nada, a minha ideia foi dar os adesivos para que minha pequena colasse  na parede.
   Parece algo trivial, sem grande importância, mas nessa brincadeira a Ísis desenvolveu a habilidade de segurar os adesivos sem deixar eles colarem na mão dela, trabalhou um pouco mais o movimento de pinça, além do tato que foi estimulado pois os adesivos tem um alto relevo, e a parte criativa de colar os desenhos da maneira que ela achasse melhor.



Só as bolinhas pequenas que eu colei e achei interessante porque ela gostou dessa minha interação com a brincadeira dela!! Ela curtiu bastante, a sempre que passa na frente da parede vai la e passa a mãozinha nos adesivos.


As vezes as coisas mais simples podem ser 
usadas para o aprendizado das nossas crianças, o importante é cada dia olharmos as coisas com os olhos delas,  saber que estão descobrindo o mundo, e a nós pais, cabe propiciar o máximo de experiências  possíveis!!!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Beijos Estalados

   Há momentos que por mais que tentarmos explicar, detalhar, não conseguiremos exprimir a sua total beleza. Essa semana vivenciei um desses instantes. Vou tentar, ao máximo, descrevê-lo.
    Desde  que a Ísis tinha um mês, criei uma música para ela, algo simples e repetitivo, mas que é especial, porque é dela. A musica diz: "eu amo você, eu amo você, porque (...)",e ai, cada vez que é cantado esse pedaço, dou uma explicação porque a amo, digo que é porque ela é minha vida, é minha alegria, ela é luz, é paz, é minha esperança é o meu amor.  E assim repetidamente, todos os dias, a Ísis escuta eu cantar a música dela.
  Terça-feira na hora de fazê-la dormir, eu a faço dormir deitada na minha cama e eu fico ao lado, comecei a cantar a música, quando cheguei na parte da paz, ela sorriu, um sorriso maravilhoso, daqueles que fazem brilhar qualquer alma, e começou a me beijar, beijos estalados, seguidos de risos, muitos beijos, foram uns vinte em seguida. E tudo de uma forma tão espontânea. Como se fosse um agradecimento, uma retribuição pelo o que eu cantava, como se ela entendesse cada coisa que eu dizia, e sabia que naquelas palavras eu falava pra ela que não há nada no mundo que eu ame mais. E foi delicioso, um bálsamo na minha alma, receber o carinho da minha pequena.
  Cada dia esses carinhos aumentam, ela começa a entender como demonstrar seus sentimentos, mesmo sem as palavras, e como todas as outras descobertas da Ísis, essa me fascina. E eu fico ali parada, olhando pra ela, completamente encantada com os gestos do meu amor!!!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O "Escritório" da Ísis

    Quando começamos a construir nossa casa, não pensávamos em ter filho naquela época. Por isso era uma casa pra dois adultos, mas com a ideia de que, mais tarde, construíssemos mais um quarto para adaptar melhor uma criança. Mas como os nossos planos não são os de Deus, graças a Deus por isso, antes da casa ficar pronta a nossa Ísis já habitava minha barriga. Mudamos algumas coisas no projeto original e outras só foram analisadas depois que já estávamos na casa.
   Entre essas coisas o barzinho,  fizemos um espaço de madeira, bem bacana. Mas enquanto estava gravida eu e o  Rogério pensamos muito e chegamos a conclusão de que não é saudável expor uma criança a um monte de bebidas. Mesmo que ela não nos veja tomando, mesmo que nunca nos veja embriagados, só o fato de estarem ali exposta já não é legal. Ainda mais porque eu ainda não conheço minha filha, não sei das sua tendencias, das suas fraquezas. Então o bar ficou esquecido.
    Passou mais de um ano, e agora resolvemos o que fazer com o espaço. Primeiramente ele virou o "escritório" da Ísis, um lugar para ela desenhar, colorir e pra expor esses desenhos dela.

 




E ela adorou o lugar, vai la pega os seus giz de cera, desenha!



Ai quando colocamos no mural, ela fica doida, mostra pra todo mundo os desenhos!


A ideia é aproveitar as paredes e fazer prateleiras para livros, assim vai ser o escritório da Ísis e nossa mini biblioteca!


Obra de arte da Ísis, ela fez sozinha!

Uma casa que foi projetada para dois adultos, aos poucos,
vai ganhando uma certa organização que atenda a uma criança. Não é o só o quarto dela que a pertence, a casa como um todo tem que servir as necessidades da Ísis. Lógico que com organização. A cada dia adaptamos um local para ela, a casa é da minha pequena também!!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Dia das Crianças da Ísis

          Pensei muito no que daríamos para a Ísis de Dia das Crianças, acho importante comemorar, mas de uma forma real, não enchendo as mãozinhas dela de presentes e deixando o dia ser como outro qualquer. Queria um presente que fosse útil, que ajudasse a  minha pequena em seu desenvolvimento. O Rogério e eu conversamos, e chegamos a conclusão de que ela já tem brinquedos suficientes, para a atual necessidade dela.
       Procuramos o gráfico de períodos sensíveis e percebemos que ela precisava de estímulo para a linguagem.  Algumas formas de estimulo para esse campo são os livros, conversar com a criança e contar história com fantoches. As duas primeiras são rotineiras aqui em casa, mas os fantoches a Ísis não tinha.


         Dessa maneira, comecei a procurar fantoches pro dia das crianças. O site Casa do Educador tem uma infinidade de brinquedos pedagógicos, livros e fantoches. Escolhi um kit com dez animais. E amei, fiz a compra no domingo e na quarta já estavam aqui!! Super recomendo o site!

Leão, arara, urso, tucano.

Jacará, lobo, elefante, girafa.

]
Tartaruga e sapo.

Quando dei os fantoches pra ela, foi uma alegria só!! Enfiou as mãos neles, imitando o pai dela e eu!!
Mas o dia não foi só de presentes, fomos a um passeio da  Casa Espírita , e la ela se divertiu demais, correu, brincou com a gente e com outras crianças, foi muito bom!!!

 No Domingo a vovó Carmem, é o "tio" Fábio, (essa história de família moderna me complica, não sei como chamar meu padrasto e minha madrasta, ai ficou tios) vieram  trazer os presentes pra minha pequena, e nós amamos, acertaram em cheio!! Eles deram livros!!


Um de dedoche, com estimulo sonoro também, um com chocalho e um sensorial!!

Desde de domingo a diversão da Ísis é carregar o livrinho do dedoche pra todo lado, com o dedinho no olho do sapinho!!

Livro sensorial várias texturas diferentes!

Esse foi o primeiro ano que de fato comemoramos o Dia das Crianças aqui em casa, e foi maravilhoso!!!



terça-feira, 1 de outubro de 2013

Modificações no quarto da ísis

      Toda casa deve ser preparada para a vivência de uma criança,  não apenas o seu quarto. Mas este é de grande importância,  é o lugar feito especialmente para eles. Assim ele deve ser de grande funcionalidade para a criança.
      Como já disse em postagem anterior, só conheci o método Montessoriano, quando a Ísis tinha cinco meses, e as mudanças em seu quarto foram feitas de forma continua. Só agora, com ela com um ano e um mês, que ele ficou do jeito que imaginei.


A cabana, a Ísis adora brincar nela!!


A organização é um ponto chave no ambiente montessoriano
Expresso maluquinho!


Estantes organizadoras


Espelho, ajuda à criança se si reconhecer e no desenvolvimento motor.


Para bebês pequenos o colchão no chão é o recomendado. Agora que a Ísis já anda, pretendo comprar uma caminha pra ela.


Você gostou do conceito de quarto montessoriano, tem mais informação no Lar Montessori, esse blog é fantástico!! Entrem la!