Mamãe e Ísis

Mamãe e Ísis

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O Círculo do Carinho!!

 Já li diversos artigos que demonstram os benefícios que o carinho traz para o bebê.  Entre esses benefícios estão: a criança sentir-se segura, estabilidade emocional, facilidade para desenvolver a independência, ajuda no pensar e aprender. E os benefícios se estendem até a vida adulta, com a elevação da autoestima.
 A Ísis desde o primeiro momento foi muito, muito amada, antes mesmo de fazer o teste de gravidez eu conversava com ela na minha barriga, dizia a ela como era maravilhoso tê-la comigo e que sempre cuidaria dela. De alguma forma eu já sabia que estava gravida!
 O Rogério ficou delirante com a notícia de que estávamos esperando um bebê, mais delirante ficou ao saber que era uma menina. Curtimos muito a gravidez, meu marido sempre presente nas consultas de pré-natal. Todo carinhoso!
 E esse carinho começou a ganhar reciprocidade, era ele chegar em casa que começava a pulação, a Ísis chutava
 sem parar, até que ele fizesse carinho na barriga.
 Até hoje essa relação é um caso de amor, ela é completamente apaixonada com ele. E ele por ela. Sonhei muito que minha filha tivesse um pai presente, e ele o é. O tempo que está em casa brinca muito com ela, ajuda no banho, da comida, trocar frauda, conta histórias. Da minha parte, pude ter o privilégio, de escolher ficar em casa e com isso estou sempre muito presente. 

 Até ai  tudo bem, quem é mãe sabe que não há amor igual no mundo, e que é completamente normal, ou deveria ser, a nossa demonstração de carinho. Mas o que é mais fabuloso é quando eles começam a demonstrar carinho. Um beijo babado, um carinho, a mãozinha escorrendo pelo nosso rosto, os abraços apertados!! Não há nada mais recompensador no mundo!! São momentos assim, que me dão certeza de que estar junto dela é a melhor coisa da minha vida!!


Alguns textos sobre a importância do carinho para os bebês Bebê Abrildesenvolvimento infantil

Gelatina!!!

 Sempre busco aprender coisas novas para fazer com a minha pequena, a fim de ajudá-la a se desenvolver cada dia mais.  Como aqui na minha cidade não conheço mamães montessorianas. Quem vem me auxiliando de forma grandiosa é o grupo MONTESSORI PARA MAMÃES do Facebook. Lá nós compartilhamos ideias de atividades, experiencias, dificuldades e descobertas. Tenho muito o que agradecer ao grupo!!
 Uma das ideias que tirei de lá foi o da gelatina, ela tem uma textura bem interessante, além de sabor e cor.


A Ísis no início achou estranho, custou a enfiar a mãozinha, ficou mexendo com a colher. Mas depois que ganhou confiança, fez uma festa só!

E ai ela descobriu que podia comer a gelatina, adorou!!
A melhor recompensa vem desse sorriso lindo!! E da felicidade dela em conhecer um mundo novo!!





terça-feira, 27 de agosto de 2013

As crianças, a Mente Absorvente e a Publicidade

   Maria Montessori "explicava que durante os primeiros anos de vida – inconscientemente de zero a três e conscientemente dos três aos seis – a criança absorve os estímulos de seu ambiente (conceito chamado de mente absorvente) e desta forma constrói o homem."
 A criança é como uma esponja que absorve tudo que esta a sua volta, disso surge uma grande preocupação: "O que estamos passando de informações para os nossos pequenos?"
 Diante desses fatos, nós montessorianos temos grande preocupação com a publicidade e televisão, principalmente. Concordamos que o apelo da publicidade é desleal com alguém que ainda está formando sua visão de mundo e que a televisão tem boa parte de sua programação, principalmente a aberta, carregada de condutas e estímulos negativos.
  Evitamos assim que nossas crianças assistam a televisão, algumas mães são até radicais nesse sentido,  não deixam os pequenos assistirem a nada. Eu acredito no equilíbrio e bom senso. 
 Não concordo que crianças assistam novelas, filmes, jornais e programas que não condizem com  a idade delas. Mas creio que há programas apropriados, que estimulam a aprendizagem, a educação e bons sentimentos.  Lembro de como alguns desenhos, na minha infância, me faziam bem!!!
  Quanto a publicidade sou completamente contra, as crianças não tem a razão desenvolvida para assimilarem, o que é necessário ou não e são induzidas pelos sentimentos.
  Esse documentário, Criança a alma do negócio, deveria ser assistido por todos os pais e educadores, ele fala sobre a publicidade e as crianças. Não deixem de assistir!!!

Mais informações sobre o conceito de Mente Absorvente  Aqui!!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O Mundo Encantado dos Livros!!

 Uma das minhas melhores lembranças de infância é a do meu pai, sentado na beira da minha cama, lendo estórias para mim. Aqueles minutos de fantasia, muitas vezes com uma boa dose teatral no tom de voz do meu pai, aquecem minha alma de adulta e me fazem entender em parte quem me tornei.
 Não é a toa que sou apaixonada por livros, eles fizeram parte constante na minha vida. E hoje quando penso na minha pequena, quero que ela tenha essa experiência também.
 Os livros desenvolvem a inteligência, a criatividade, trazem muitos conhecimentos. Como disse a pedagoga Ellen Campos Caiado "A leitura é um dos principais artifícios que insere o indivíduo ao mundo do conhecimento, sendo considerada fundamental para o homem e seu progresso na sociedade."
  Aqui em casa estimulo ao máximo esse gosto na Ísis, além de ler todos os dias pra ela, seguindo as orientações montessorianas, ela tem os livros à sua   disposição, assim ela manuseia e se acostuma com a presença deles.

O mais interessante é que de tanto ver eu e o pai dela lendo, ela pega os livros, deita fica trocando as páginas e balbuciando, como se estivesse lendo!! 


Outra coisa legal é que a Ísis não estraga os livros, mexe, brinca, troca as páginas, mas não rasga!!  
Existem algumas ideias de pratilheiras pra colocar os livros no quarto da criança. Aqui em casa eles ficam em cima da mesinha no quarto da minha pequena. Mas estamos providenciando essa daqui:

Elas são feitas de calha de telhado!!

"Ler é sonhar pela mão de outrem"

                                     Fernando Pessoa





Bolo da Ísis - Atividade da vida prática

   Ontem nós tivemos uma atividade muito gostosa, fazer um bolo. O primeiro bolo da Ísis!! O fazer do bolo ajuda no desenvolvimento motor, é uma atividade altamente sensorial,  além de se enquadrar em praticas do dia-a-dia. 
   A criança precisa aprender as atividades da vida comum, essas experiências ajudam no desenvolvimento da responsabilidade e prepara a criança para o cotidiano.
  Não fiz bolo comum, feito em casa, fiz o de pacotinho, mas pra quem tem  crianças maiores é muito bom fazer todo o processo em casa, pois você vai ensinando a quantidade das coisas, já ajuda na área da matemática, com medidas.
 Bom fomos fazer bolo, coloquei todos os ingredientes na frente dela, e fui adicionando eles e falando o que eram, depois ela já começou a mexer a massa com as mãos.  Achei muito legal porque ela não mexeu só no meio, mas na massa inteira, depois dei uma colher, foi muito legal. Achei interessante a concentração dela, parecia que ela tinha consciência de que não  era uma massa qualquer.



Mas o problema foi na hora de pôr na forma, ela não queria deixar kkkk, enfim depois de muito conversar, consegui. Levei ela pra ver eu colocar o bolo no forno.
Depois quando  ficou pronto, mostrei pra minha pequena e ela ficou doida, mexeu nele toda curiosa.

Ai nós fomos nos deliciar com o bolo da Ísis!!!
Foi uma atividade simples, qualquer um pode fazer e muito prazeroso, o mais importante é o estar juntos!!!




domingo, 25 de agosto de 2013

Maria Montessori na nossa vida!!

  Maria Montessori foi um marco na vida da Ísis, pois mudou a nossa forma de educá-la e proporcionou várias atividades e momentos que sem duvida são cruciais para o desenvolvimento dela. No entanto, confesso que a maior mudança foi em mim, a mãe. Essa mulher é simplesmente  fantástica e hoje eu posso dizer que é a minha maior influência. Não só na maneira com que educo a minha pequena, mas na forma que vejo a vida e o que desejo dela.
  Meu maior sonho era ser jornalista e por uma série de fatores esse sonho não se realizou. Desde então eu vinha sem uma paixão, um sonho, algo que me fizesse querer passar a vida fazendo. Não conseguiria trabalhar e ser realizada em um emprego que eu não amasse, que não fizesse diferença.
  Então dentro desse contexto de total desanimo com um futuro profissional, buscando uma melhor forma de educar e preparar para o mundo o presente que Deus me deu, conheci Montessori!! E ela sua pedagogia, sua forma de ver as crianças fizeram nascer em mim um novo sonho, o de ser pedagoga, de mudar a vida de crianças. Agora vem a preparação pra por em prática a vida que escolhi pra mim, espero assim, a partir do ano que vem começar os meus estudos.
  Para que todos conheçam em parte, quem foi Maria Montessori, é que compartilho com vocês um link de um vídeo, que foi postado
por uma companheira Montessoriana a Débora Maia, do grupo no Facebook Montessori para Mamães. 
 Espero que  gostem!!! https://www.facebook.com/photo.php?v=304850499658546

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Banho sem banheira

   A Ísis só usou banheira até os dois meses de vida, mas não foi uma determinação minha ou do pai dela.
  Apesar de que, eu não gosto de banheiras, acho meio sujo enxaguar a criança na água que está com toda sujeira acumulada. Mas enfim quem deu o sinal pra tirar a banheira foi a própria Ísis, ela chorava enlouquecidamente, até que um dia a minha mãe deu um banho no chuveiro nela e a minha pequena ficou quietinha. Desse dia em diante aposentei a banheira e passei dar o banho dela no colo.
 O banho no colo debaixo  do chuveiro não foi muito pratico a partir dos cinco meses, pois ela estava muito grande, por isso resolvemos colocar uma cadeira. E assim estamos até hoje.
  Agora que ela ta começando a andar e já tem força nas perninhas vamos entrar em um novo processo o banho em pé, o que é uma grande empreitada. Tentei dar banho assim há umas duas semanas atras e é realmente um malabarismo, com muito cuidado pra ela não cair, não sentar no chão. mas acho que vale a pena, ela gostou da experiência então vamos tentar!!
   De qualquer maneira gostei da nossa experiência sem banheira. Pra brincar só a piscininha mesmo ou tanque na casa da vovó!!


Pegadinhas Sensoriais

 Hoje a brincadeira foi pegadas sensoriais, fiz uma de milho, uma de casca de laranja, uma de algodão e uma com casca de arvore e folhas.



 Começou como eu imaginei, ela pisou sentiu a diferença das texturas...



Logo a Ísis quis sentir com a  mão, o que ela mais gostou foi o do milho, e o de casca. Mas ai a brincadeira mudou alguns caroços de milhos caíram da pegadinha e ela passou a brincar de pegar um por um com movimento de pinça, nesse momento eu ofereci uma caixinha  e ela começou a colocar tudo la dentro, os milhos, as pegadinhas os pedacinho de algodão.



Uma brincadeira sensorial que  acabou se tornando de coordenação  motora também!!  Foi uma diversão só!!!
Difícil foi só ela parar de brincar para dormir!!!

Ser Mãe e o Cansaço

  Lembro-me de quando era criança e adolescente, ouvir os adultos, principalmente as mães que me cercavam, dizer que "depois que se tem filhos você nunca mais consegue descansar, você nunca mais tem paz". Essas afirmativas me espantavam, com a ideia de que ter filhos era algo ruim, que ao longo do tempo era um fardo. Outra ideia que me colocaram é que um bebê era sinônimo  de esgotamento emocional e físico.
  Quando engravidei senti uma felicidade tão imensa, era um sonho realizado, sempre quis ser mãe. E apesar de ainda ser nova e a gravidez não ter sido planejada, eu e meu marido ficamos radiantes com a nova vida que crescia em mim.
  E esse amor tão imenso foi só aumentando. Quando ela nasceu, uma das primeiras coisa que falei com a minha mãe era se o amor dela por mim era daquele jeito que eu sentia pela minha Ísis. O amor de uma mãe é algo tão inexplicável!!!
  Deus me agraciou com uma criança calma, que dormia bem desde recém nascida, que não teve muitas cólicas. E acho que minha loucura por ser mãe, também ajudou muito.  O resultado é que em nenhum momento vi a maternidade como um peso na minha vida. 
  Cansaço é inevitável, mas os momentos com a neném era tão incríveis que neutralizavam todos os problemas. Enfim tenho pra mim, que o que realmente faz a diferença é a forma com que encaramos os problemas, as tarefas e o cansaço ocasionado por eles. 
 Ter o privilégio de ficar em casa e observar, participar do desenvolvimento da minha criança é muito realizador. E o conhecimento que o método Montessoriano e o Espiritismo me trouxeram, sobre a importâncias desses primeiros anos, na formação do caráter, e desenvolvimento psicológico dos nossos filhos, me ajudam imensamente a tentar educar minha pequena de uma forma melhor, com menos erros.
 Longe de mim ser perfeita, sei que não serei a melhor mãe do mundo, mas a minha ideia é ser o melhor que eu posso, para ajudar a Ísis ser o melhor que ela pode!!   

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O 1º Acampamento da Ísis - Parque do Sagui

   Uma grande paixão minha e do meu marido é acampar, não tem nada que me faça melhor. Na nossa cidade tem o Parque Municipal do Sagui, que é um lugar maravilhoso!!
   Depois de muito esperar, a Ísis fazer 1 ano,  nós fomos acampar com a nossa pequena. Além de ser um momento de descanso para nós adultos, tínhamos em mente que seria para ela um momento de grandes descobertas sensoriais e emocionais.
 E foi simplesmente perfeito, ela amou tudo aquilo!!  Imitou o barulho de alguns pássaros, deu suas primeiras sequências de passinho sem nenhuma ajuda, brincou com a grama, e as árvores, curtiu a trilha e enlouqueceu com a pocinho, não queria sair de lá, mas estava muito frio.
 





                  É sem dúvida um passeio maravilhoso para as  crianças!!

Para o pessoal de Manhumirim e região conheçam o Parque do Sagui
http://ongforcaverde.blogspot.com.br/p/mapas-e-roteiros.html
               

Caixa Sensorial

   Uma atividade montessoriana muito legal é a caixa sensorial, ela permite a criança focar um determinado assunto. Além de uma atividade sensorial para os menores, ela pode ser muito útil para a fixação de um conhecimento que esteja sendo estudado.
    As caixas sensoriais podem ser feitas com diversos materiais, águam, farinha, feijão, macarrão, areia, terra, pedras entre outros. Os outros objeto que serão colocados na caixa podem ser brinquedos, miniaturas, o que couber ao tema.
  Deve-se avaliar a idade da criança, se ela coloca as coisas na boca ou não. É importante que a criança tenha a supervisão de um adulto, mas sem grandes interferências.
  Um tapete em baixo da caixa para delimitar a área da brincadeira é bem interessante. Outra coisa é acostumar a criança a arrumar tudo depois. Se ela é muito pequena você deve auxiliá-la.
  No mais é só você observar e se deliciar com as descobertas do seu pequeno!!
 
                                                     Primeira Caixa Sensorial da Ísis

Bichinhos do Mar






Outras dicas sobre Caixa Sensorial:


Quarto Montessoriano


     Conheci o Método Montessoriano quando a Ísis tinha cinco meses e a primeira coisa que decidimos é que  mudaríamos o quarto dela. Para meu marido e eu foi tão lógico, tudo que lemos e aprendemos sobre Montessori, que ficou a sensação de "Como não sabíamos disso?"
      Nesse momento, começamos nossa mudança rumo a uma casa mais organizada, adaptada e preparada para uma criança. Onde ela não teria só um quarto, mas uma casa inteira para ela.
      Ainda faltam muitas mudanças, mas aos poucos vamos nos adequando as necessidades da nossa pequena, que vão surgindo gradativamente.
      A primeira coisa mudada foi o quarto. O que gerou um monte  de comentários de espanto. Nós somos a unica família montessoriana que tenho conhecimento em nossa cidade. Então nem todo mundo entende e concorda.
     O quarto ainda não está do jeito que nós queremos, mas já da uma ideia do que é um quarto montessoriano.
      Os benefícios para Ísis foram muitos, ela deu um salto no seu desenvolvimento. A liberdade de acordar e poder brincar, se locomover sem a dependência dos pais, é algo fabuloso. Ela brinca a vontade e quando cansa vai pra caminha. Livre sem dependência!!
     No quarto da Ísis falta ainda a biblioteca com os livrinhos dela, eles por enquanto ficam na sala na altura dela. Faltam os organizadores de brinquedos e a cabana para ela brincar. Todos eles estão sendo providenciados, em breve posto fotos!!
     Espero que as mamães gostem dos quartos montessorianos!
No quarto montessoriano não usamos berço, para que a criança tenha liberdade

o tatame de EVA é um bom lugar para a criança brincar! Outra coisa importante é o estímulo musical



O espelho ajuda na conscientização do "eu" e no desenvolvimento motor


Brinquedos educativo são essenciais, no quarto da Ísis ainda tem muito brinquedo de plastico mas o ideal são os de madeira.


Mais informações e ideias sobre o assunto:

http://caderninhodamamae.blogspot.com.br/2013/02/quarto-montessoriano-voce-faria-um-pro.

http://www.borntorock.net/decor/como-fazer-um-quarto-montessoriano/

http://larmontessori.com/category/quarto/

Tinta Comestível


  Fiz tinta comestível para Ísis e ela simplesmente amou!!



A ideia era pintar a cartolina, mas lógico que a brincadeira virou pintar o corpinho, ela se pintou toda. O que foi interessante, pois é uma forma do bebê conhecer seu próprio corpo.


Foi uma diversão só!! Para as mamães que querem fazer a tinta vai a receita ai:

Tinta Comestível

1xic. de farinha de trigo
3xic de água
corante alimentício

Modo de Fazer

Leve ao fogo a farinha e a água, ferva até que a mistura fique densa. Adicione o corante. E pronto!!





Método Montessoriano

 O método Montessoriano, foi uma grande descoberta em nossas vidas e paixão a primeira lida. Encontrei em Maria Montessori um norte para educar minha pequena.
  A pedagogia montessoriana tem como princípios fundamentais a atividade, a individualidade e a liberdade. 
 Maria Montessori determina os períodos sensíveis, que são "uma sequência de despertares da consciência da criança para o mundo que a rodeia. Esta sequência não é feita de acasos, mas é organizada biologicamente para o desenvolvimento ideal do ser humano."


A nós, pais, resta auxiliar  a criança nesses períodos sensíveis, para que elas possam se desenvolver da melhor maneira possível.  É de suma importância trabalhar cada período nas épocas em que aparecem. Muitas vezes as "pirraças" são pedidos desesperados de auxilio para o seu desenvolvimento.
O método Montessori tem seis pilares educacionais:
  1. Autoeducação
  2. Conhecimento como ciência
  3. Educação Cósmica
  4. Ambiente Preparado
  5. Adulto Preparado
  6. Criança Equilibrada
É simplesmente um método fantástico!! 
Para saber mais sobre o assunto indico o blog Lar Montessori: http://larmontessori.com





Começando

     Ser mãe é sem duvidas a parte mais fascinante da minha vida. E poder estar perto e vivenciar cada minuto de descobertas da Ísis é um grande privilégio. Nesse primeiro ano de vida nós vivemos e aprendemos muitas coisas juntas. 
    A maternidade mudou meus sonhos de forma determinante. De tanto estudar um método, uma  forma de educar,  me apaixonei por Pedagogia, decidi largar o Direito pra poder fazer o curso.
    E a partir desse momento dividiremos com vocês nossas descobertas e aventuras. Não só o aprendizado da Ísis, mas o amadurecimento de uma mãe.