Mamãe e Ísis

Mamãe e Ísis

domingo, 1 de dezembro de 2013

Primeira noite de caminha!!

   Quando conheci o método montessoriano, fiquei encantada com a liberdade que ele trazia para os bebés. Vi nele uma segurança e uma funcionalidade muito convenientes. Assim sem pensar duas vezes mudei o quarto dela.
  Mas o tempo passou, a Ísis cresceu, e ganhou algumas habilidades como descer sozinha da minha cama, dormir melhor. Subir ela ainda  tem uma certa dificuldade, mas nada que não possamos dar mãozinha.
 Com a chegada da primavera/verão os insetos vem no pacote, o que pra mim tornou a permanência do quarto da Ísis com a cama montessoriana meio inconveniente.
  Diante de tudo isso, o pai dela e eu resolvemos dar a ela uma caminha. Pensamos em comprar uma cama que fosse útil por um bom tempo.
  Quando a cama chegou, sentei com ela e expliquei que ela tinha ganhado uma caminha igual a da mamãe e do papai, que o quarto dela ia mudar um pouquinho, mas que ia ficar mais legal e confortável. As crianças precisam de rotina e de constância, quando algo muda eles se sentem inseguros, por isso tudo que vamos fazer que possa alterar a vida dos nossos pequenos, precisa ser explicado e combinado com eles. Apesar da pouca idade a Ísis entende muita coisa. O interessante e importante é que ela compreendeu a mudança e gostou.
  Quando viu o quarto todo reorganizado ela enlouqueceu era um sorriso só, ficou maluca pra explorar as novas possibilidades.

Eu gostei bem da nova reorganização do quarto, os livros ficaram em uma cantoneira do lado da cama, mais visíveis, os dinossauros ficaram em cima do baú da cama. O que ainda não sei se foi uma boa ideia, pois eles são os brinquedos favoritos da Ísis, ou seja ela quer mexer o tempo todo, agora que estão ainda mais no seu alcance.


No mais só a organização dos brinquedos nas prateleiras é que mudou, mas pouca coisa, ficou mais limpo, mais espaçoso. O resto do quarto se manteve.





    A primeira noite na caminha foi super tranquila, ela só demorou pra dormir, quase uma hora, tudo era muita novidade, ela estava empolgada. Mas depois que dormiu, o sono foi tranquilo. Nós colocamos uma grade de proteção na cama e mesmo assim, por via das dúvidas, coloquei o antigo colchão dela debaixo da cama. 
    Minha Ísis se sentiu toda importante tendo uma caminha, é sem dúvida uma nova fase para minha bebê, ela só vai crescendo e eu me encantando cada dia mais!!!




sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Conhecendo o marzão doido!!

    Sem dúvidas, quando eu era criança, não havia nada que eu gostasse mais do que ir na praia, e eu fui muito com os meus tios.  Sinto muito por meu tio Caetano não está mais aqui pra curtir a Ísis na praia, ele tinha muitos planos para ela. Mas, enfim, Meaípe é um dos lugares que mais gosto no mundo.
    Quando estava gravida estive la, e fiquei pensando se minha pequena ia gostar, se ela ia querer entrar no mar, ficava olhando pra aquela imensidão de água e sonhando com o dia em que levaria minha Ísis até Meaípe. E esse dia chegou!!
   Semana passada, depois de um mês muito puxado no trabalho, resolvemos tirar uma folga e levar nossa pequena para conhecer o "marzão doido" (era a forma com que eu falava do mar quando criança). E foi muito bom!
  Achei que ela fosse estranhar a água, ter medo, mas de inicio, o que ela estranhou um pouco foi a areia, ela achou difícil de ficar em pé, de andar, mas depois gostou de brincar. A água ela adorou, com a regra de sempre, não molhar o rosto e a cabeça dela, não entendo, mas ela tem pavor de água no rosto.

 Resumo da história, no primeiro dia ela curtiu bem a água no meu colo, mas no segundo dia... o pai dela comprou uma boia em formato de fusca, ai foi curtição total, gostou tanto que até dormir dentro do mar ela queria!! Enfim, ela adorou o "marzão doido"!!


Nós passeamos muito la, levamos ela pra conhecer outras praias e as pedras onde as ondas quebram mais forte. Depois achamos um parquinho, e ai ela se divertiu muito!!



Essa foi nossa primeira viagem com a Ísis, ela deu uma estranhada  por estar fora de casa, mas deu pra divertir, tenho certeza que a próxima será melhor ainda!!



quinta-feira, 28 de novembro de 2013

As descobertas mais novas de Ísis e as obras de artes dela!

  Tenho andado meio sumida, por causa do acumulo de trabalho e depois porque esqueci o carregador do meu notebook no Espirito Santo,  o que é assunto pra outro post, a Ísis conheceu o mar. Mas nesse meio tempo ela fez muitas descobertas.
  É impressionante e de certa forma assustador ver o quanto  minha pequena está crescendo. Todo dia ela aprende uma coisa nova.
  Hoje seu equilíbrio é maior, ela já consegue ate dá umas corridinhas. Ela aprendeu o significado de várias palavras, ela já entende quase tudo que falamos com ela, consegue através de gestos se comunicar e nos dizer o que quer. Muitas vezes eu e o Rogério nos assustamos quando ela reage a uma palavra, a uma conversa sem nunca termos explicado o significado daquilo pra Ísis, nos perguntamos "como ela descobriu isso?"
 Agora ela adquiriu um novo habito, todo dia ela acorda, dou o leite dela, troco a fralda, arrumo ela e escovo os dentes. depois ela corre pra sala, pede pra pegar papel e o potinho onde fica uma caneta e os giz de cera, senta no sofá e vai desenhar. E esse comportamento se repete por várias vezes no dia, ela adora.
  Fico boba é com a coordenação  motora dela, a forma com que ela segura a caneta e o giz, direitinho, e o mais impressionante, eu nunca ensinei isso, foi algo dela.
 



Ver o crescimento e o desenvolvimento dos nossos filhos é algo fabuloso!! E cada dia percebo que ele se da muito rápido, por isso temos que manter nossos olhos atentos para não perder cada segundo do fantástico que acontece todos os dias frente aos nossos olhos!!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Obra de Arte na Parede - Adesivos

  O Rogério sempre inventa uma moda nova pra Ísis, da ultima vez, ele trouxe uma cartela de adesivos em neon para colar no teto do quarto dela. Mas os adesivos não tinham muita qualidade e acabamos não colando. Ontem a Ísis achou a cartela perdida no armário e ai eu tive uma ideia para aproveitar.
  Fomos brincar!! No "escritório" dala tem algumas paredes pintadas de vermelho e sem nada, a minha ideia foi dar os adesivos para que minha pequena colasse  na parede.
   Parece algo trivial, sem grande importância, mas nessa brincadeira a Ísis desenvolveu a habilidade de segurar os adesivos sem deixar eles colarem na mão dela, trabalhou um pouco mais o movimento de pinça, além do tato que foi estimulado pois os adesivos tem um alto relevo, e a parte criativa de colar os desenhos da maneira que ela achasse melhor.



Só as bolinhas pequenas que eu colei e achei interessante porque ela gostou dessa minha interação com a brincadeira dela!! Ela curtiu bastante, a sempre que passa na frente da parede vai la e passa a mãozinha nos adesivos.


As vezes as coisas mais simples podem ser 
usadas para o aprendizado das nossas crianças, o importante é cada dia olharmos as coisas com os olhos delas,  saber que estão descobrindo o mundo, e a nós pais, cabe propiciar o máximo de experiências  possíveis!!!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Beijos Estalados

   Há momentos que por mais que tentarmos explicar, detalhar, não conseguiremos exprimir a sua total beleza. Essa semana vivenciei um desses instantes. Vou tentar, ao máximo, descrevê-lo.
    Desde  que a Ísis tinha um mês, criei uma música para ela, algo simples e repetitivo, mas que é especial, porque é dela. A musica diz: "eu amo você, eu amo você, porque (...)",e ai, cada vez que é cantado esse pedaço, dou uma explicação porque a amo, digo que é porque ela é minha vida, é minha alegria, ela é luz, é paz, é minha esperança é o meu amor.  E assim repetidamente, todos os dias, a Ísis escuta eu cantar a música dela.
  Terça-feira na hora de fazê-la dormir, eu a faço dormir deitada na minha cama e eu fico ao lado, comecei a cantar a música, quando cheguei na parte da paz, ela sorriu, um sorriso maravilhoso, daqueles que fazem brilhar qualquer alma, e começou a me beijar, beijos estalados, seguidos de risos, muitos beijos, foram uns vinte em seguida. E tudo de uma forma tão espontânea. Como se fosse um agradecimento, uma retribuição pelo o que eu cantava, como se ela entendesse cada coisa que eu dizia, e sabia que naquelas palavras eu falava pra ela que não há nada no mundo que eu ame mais. E foi delicioso, um bálsamo na minha alma, receber o carinho da minha pequena.
  Cada dia esses carinhos aumentam, ela começa a entender como demonstrar seus sentimentos, mesmo sem as palavras, e como todas as outras descobertas da Ísis, essa me fascina. E eu fico ali parada, olhando pra ela, completamente encantada com os gestos do meu amor!!!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O "Escritório" da Ísis

    Quando começamos a construir nossa casa, não pensávamos em ter filho naquela época. Por isso era uma casa pra dois adultos, mas com a ideia de que, mais tarde, construíssemos mais um quarto para adaptar melhor uma criança. Mas como os nossos planos não são os de Deus, graças a Deus por isso, antes da casa ficar pronta a nossa Ísis já habitava minha barriga. Mudamos algumas coisas no projeto original e outras só foram analisadas depois que já estávamos na casa.
   Entre essas coisas o barzinho,  fizemos um espaço de madeira, bem bacana. Mas enquanto estava gravida eu e o  Rogério pensamos muito e chegamos a conclusão de que não é saudável expor uma criança a um monte de bebidas. Mesmo que ela não nos veja tomando, mesmo que nunca nos veja embriagados, só o fato de estarem ali exposta já não é legal. Ainda mais porque eu ainda não conheço minha filha, não sei das sua tendencias, das suas fraquezas. Então o bar ficou esquecido.
    Passou mais de um ano, e agora resolvemos o que fazer com o espaço. Primeiramente ele virou o "escritório" da Ísis, um lugar para ela desenhar, colorir e pra expor esses desenhos dela.

 




E ela adorou o lugar, vai la pega os seus giz de cera, desenha!



Ai quando colocamos no mural, ela fica doida, mostra pra todo mundo os desenhos!


A ideia é aproveitar as paredes e fazer prateleiras para livros, assim vai ser o escritório da Ísis e nossa mini biblioteca!


Obra de arte da Ísis, ela fez sozinha!

Uma casa que foi projetada para dois adultos, aos poucos,
vai ganhando uma certa organização que atenda a uma criança. Não é o só o quarto dela que a pertence, a casa como um todo tem que servir as necessidades da Ísis. Lógico que com organização. A cada dia adaptamos um local para ela, a casa é da minha pequena também!!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Dia das Crianças da Ísis

          Pensei muito no que daríamos para a Ísis de Dia das Crianças, acho importante comemorar, mas de uma forma real, não enchendo as mãozinhas dela de presentes e deixando o dia ser como outro qualquer. Queria um presente que fosse útil, que ajudasse a  minha pequena em seu desenvolvimento. O Rogério e eu conversamos, e chegamos a conclusão de que ela já tem brinquedos suficientes, para a atual necessidade dela.
       Procuramos o gráfico de períodos sensíveis e percebemos que ela precisava de estímulo para a linguagem.  Algumas formas de estimulo para esse campo são os livros, conversar com a criança e contar história com fantoches. As duas primeiras são rotineiras aqui em casa, mas os fantoches a Ísis não tinha.


         Dessa maneira, comecei a procurar fantoches pro dia das crianças. O site Casa do Educador tem uma infinidade de brinquedos pedagógicos, livros e fantoches. Escolhi um kit com dez animais. E amei, fiz a compra no domingo e na quarta já estavam aqui!! Super recomendo o site!

Leão, arara, urso, tucano.

Jacará, lobo, elefante, girafa.

]
Tartaruga e sapo.

Quando dei os fantoches pra ela, foi uma alegria só!! Enfiou as mãos neles, imitando o pai dela e eu!!
Mas o dia não foi só de presentes, fomos a um passeio da  Casa Espírita , e la ela se divertiu demais, correu, brincou com a gente e com outras crianças, foi muito bom!!!

 No Domingo a vovó Carmem, é o "tio" Fábio, (essa história de família moderna me complica, não sei como chamar meu padrasto e minha madrasta, ai ficou tios) vieram  trazer os presentes pra minha pequena, e nós amamos, acertaram em cheio!! Eles deram livros!!


Um de dedoche, com estimulo sonoro também, um com chocalho e um sensorial!!

Desde de domingo a diversão da Ísis é carregar o livrinho do dedoche pra todo lado, com o dedinho no olho do sapinho!!

Livro sensorial várias texturas diferentes!

Esse foi o primeiro ano que de fato comemoramos o Dia das Crianças aqui em casa, e foi maravilhoso!!!



terça-feira, 1 de outubro de 2013

Modificações no quarto da ísis

      Toda casa deve ser preparada para a vivência de uma criança,  não apenas o seu quarto. Mas este é de grande importância,  é o lugar feito especialmente para eles. Assim ele deve ser de grande funcionalidade para a criança.
      Como já disse em postagem anterior, só conheci o método Montessoriano, quando a Ísis tinha cinco meses, e as mudanças em seu quarto foram feitas de forma continua. Só agora, com ela com um ano e um mês, que ele ficou do jeito que imaginei.


A cabana, a Ísis adora brincar nela!!


A organização é um ponto chave no ambiente montessoriano
Expresso maluquinho!


Estantes organizadoras


Espelho, ajuda à criança se si reconhecer e no desenvolvimento motor.


Para bebês pequenos o colchão no chão é o recomendado. Agora que a Ísis já anda, pretendo comprar uma caminha pra ela.


Você gostou do conceito de quarto montessoriano, tem mais informação no Lar Montessori, esse blog é fantástico!! Entrem la!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O parquinho


    Na nossa cidade todo ano tem uma festa, de uma semana, com shows, barraquinhas e parquinho.  Quando era criança, esperava ansiosamente pelo parque. Brinquei muito nos brinquedos. Depois foi a vez de ir com as sobrinhas, elas adoram.
  Mas esse ano tivemos uma estreia nesse mundo de diversão, foi a primeira vez que a Ísis andava nos brinquedos. Os brinquedos próprios para crianças pequenas são poucos e bem parecidos. Mas nós escolhemos dois e foi uma festa só!!
  Primeiro porque estava não só eu e meu marido, mas alguns tios dela, diga-se de passagem, os mais animados, tio Batista e tia Dudu, além da tia Hilda e das primas Loren e Camila. De cara colocamos ela na Charretinha.




A prima Loren foi com ela, minha Ísis quase enlouqueceu, riu, mexia nas rédias para fazer o cavalinho "andar", deu tchauzinho, curtiu muito!! E nós lá fazendo bagunça com ela!!


Depois foi a vez da Xícara, fiquei preocupada, porque o brinquedo roda muito, achei que minha pequena podia ficar enjoada. Que nada, ela riu demais e na hora de sair... Não queria de jeito nenhum, agarrou na xícara!!

O mais legal dessa experiência, além da novidade de brincar em coisas que nunca brincou, foi a família estar junto, a bagunça que fizemos com ela, minha pequena  se divertiu e nós também!! Foi muito bom!! 



domingo, 15 de setembro de 2013

Domingo na terra e na água!!

     O melhor de uma casa, para uma criança, é o quintal. As brincadeiras, a fantasia e a liberdade reinam. Temos sorte de ter um quintal bem grande aqui em casa. O Rogério, meu marido, está organizando pra montar um parquinho pra nossa pequena e as primas. E enquanto isso a brincadeira é na terra.
    Hoje a Ísis se divertiu, brincou muito! Ela até hoje não tinha tido tanta liberdade lá no quintal. Porque aqui tinha muito cachorro de rua, como o quintal é aberto, eles entravam. Mas agora ta limpo, sem cachorros e o Rogério deu uma mexida na terra. Então ela se esbaldou, curtiu demais!!
 


O contato com a terra, com a  sua textura, foram novidade pra ela. Um ganho em seus conhecimentos sensoriais!! 


Depois de muito brincar, foi a hora do banho de mangueira. Ela achou o máximo, se molhou toda, brincou de jogar pra cima e tentou beber!!
Foi uma manhã de muita brincadeira e liberdade pra ela!!


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Piquenique no Rio Claro!!


        O gosto dos pais influência de forma determinante na infância das crianças.  Aqui em casa somos apaixonados por mato, para mim, não há nada melhor do que ir acampar, ir pra cachoeira. Simplesmente amo!! Assim a Ísis vai ser sempre carregada pra programas naturebas. E até agora, ela tem amado!!
      Eu tenho uma amiga, a Jéssica, que também tem um pequeno, o Samuel, coisa mais linda!!! E ela também leva a vida e a educação dele com as mesmas preocupações que eu tenho. Com isso a gente conversa muito, leva os pequenos pra brincar e trocamos ideias.
      Já tinha duas semanas que estávamos tentando ir no Rio Claro,  para tomar um banho de cachoeira e fazer um piquenique, só que toda semana, na quarta, chovia. Era marcar que chovia!! Resolvemos não marcar... E ai ontem, deu um dia lindo de sol!! E lá fomos nós!
    A Ísis amou a cachoeira, curtiu demais a água gelada, bateu os pezinhos, foi muito legal, só não gostou de molhar a cabeça.
 


O Samuel,  já tem prática, sabia os lugares de brincar com as pedrinhas, como a água era, tudo. Era como se fosse o quintal dele.



A Ísis adorou as pedrinhas, brincou muito, quis até comê-las!! Achou que sabia andar sozinha nas pedras!!


Foi um dia muito muito bom, companhia perfeita e um lugar maravilhoso!! Minha pequena se divertiu muito, conheceu um novo lugar, cheio de estímulos sensoriais!!