Conheci o Método Montessoriano quando a Ísis tinha cinco meses e a primeira coisa que decidimos é que mudaríamos o quarto dela. Para meu marido e eu foi tão lógico, tudo que lemos e aprendemos sobre Montessori, que ficou a sensação de "Como não sabíamos disso?"
Nesse momento, começamos nossa mudança rumo a uma casa mais organizada, adaptada e preparada para uma criança. Onde ela não teria só um quarto, mas uma casa inteira para ela.
Ainda faltam muitas mudanças, mas aos poucos vamos nos adequando as necessidades da nossa pequena, que vão surgindo gradativamente.
A primeira coisa mudada foi o quarto. O que gerou um monte de comentários de espanto. Nós somos a unica família montessoriana que tenho conhecimento em nossa cidade. Então nem todo mundo entende e concorda.
O quarto ainda não está do jeito que nós queremos, mas já da uma ideia do que é um quarto montessoriano.
Os benefícios para Ísis foram muitos, ela deu um salto no seu desenvolvimento. A liberdade de acordar e poder brincar, se locomover sem a dependência dos pais, é algo fabuloso. Ela brinca a vontade e quando cansa vai pra caminha. Livre sem dependência!!
No quarto da Ísis falta ainda a biblioteca com os livrinhos dela, eles por enquanto ficam na sala na altura dela. Faltam os organizadores de brinquedos e a cabana para ela brincar. Todos eles estão sendo providenciados, em breve posto fotos!!
Espero que as mamães gostem dos quartos montessorianos!
No quarto montessoriano não usamos berço, para que a criança tenha liberdade
o tatame de EVA é um bom lugar para a criança brincar! Outra coisa importante é o estímulo musical
O espelho ajuda na conscientização do "eu" e no desenvolvimento motor
Brinquedos educativo são essenciais, no quarto da Ísis ainda tem muito brinquedo de plastico mas o ideal são os de madeira.
Mais informações e ideias sobre o assunto:
http://caderninhodamamae.blogspot.com.br/2013/02/quarto-montessoriano-voce-faria-um-pro.
http://www.borntorock.net/decor/como-fazer-um-quarto-montessoriano/
http://larmontessori.com/category/quarto/






Nenhum comentário:
Postar um comentário